Tratamento de efluentes

Solos e lençóis freáticos

Tratamento de efluentes de solos e lençóis freáticos

A produção de petróleo em áreas continentais tem como resultado o alto teor de sais hidrocarbonetos, que podem poluir os solos e lençóis freáticos. Para solucionar tal problema e garantir a utilização eficaz dos recursos, o tratamento de efluentes de solos e lençóis freáticos se torna um passo essencial.

Entendendo a contaminação

A contaminação do solo e de lençóis freáticos com compostos químicos orgânicos e inorgânicos é uma das consequências do mundo industrializado, principalmente da atividade industrial dos países desenvolvidos.

Para resolver os problemas gerados pela contaminação e pela poluição do ambiente, a solução é o uso da biorremediação, que combina processos biotecnológicos com a engenharia ambiental. Essa técnica segue em constante evolução e pode ser definida pela utilização de processos biológicos para conversão, atenuação ou eliminação de contaminantes ambientais, transformando os compostos perigosos aos seres humanos em substâncias com pouco ou nenhuma toxicidade.

Esse processo utiliza micro-organismos para degradar as substâncias orgânicas presentes no solo e na água subterrânea, transformando-as em dióxido de carbono e água.

Solução para tratamento de efluentes de solos e lençóis freáticos

A solução indicada para o tratamento de efluentes de solos e lençóis freáticos contaminados por óleos, gasolina, diesel e hidrocarbonetos são os aditivos biotecnológicos desenvolvidos pela SuperBAC.

O consórcio de micro-organismos é produzido de acordo com o contaminante a ser degradado e aplicado diretamente nos poços de monitoramento para degradar por completo todos os resíduos oleosos, tornando a água adequada para uso.

Case de sucesso no tratamento de efluentes de solos e lençóis freáticos

Um galpão industrial localizado em São Paulo solicitou o tratamento de efluentes de solos e lençóis freáticos para reduzir a concentração de derivados de petróleo (TPH) no solo e lençol freático.

A solução apresentada foi a dosagem diária de produtos biológicos diretamente no solo através de poços de monitoramento. O resultado foi rápido: em apenas 60 dias houve redução de quase 99% nas concentrações de TPH’s no solo.

Para saber mais sobre o processo, entre em contato com a Ecofort Soluções Ambientais e conte com uma empresa que é referência no mercado.

Promoções e descontos exclusivos diretamente em seu e-mail
  • Conecte-se nas redes

Solicite uma ligação

Orçamento rápido